Uma Viagem Sobre Duas Rodas Pela Região da Puglia
Descubra uma experiência única de cicloturismo gastronômico com o Bike Tour du Chef
Ajustei minha bicicleta para que o assento não estivesse alto ou baixo demais, e na cestinha na frente guardei meus óculos, celular, e uma banana e barrinha de proteína para mais tarde. Enquanto os outros lanchavam e se preparavam, dei algumas voltas pelo estacionamento para aclimatizar com meu novo meio de transporte para a próxima semana.
O sol estava intenso, mas o vento fazia com que a temperatura fosse amena, perfeita para passear entre as vinícolas e plantações de oliveira que circundavam o ambiente. Com todos preparados, partimos para o primeiro dia da nossa jornada sobre duas rodas na região da Puglia, uma das mais belas da Itália.
No primeiro dia, pedalamos humildes 20 quilômetros, até que todos os 8 membros do grupo se acostumaram com as elevações, condições de estrada, clima do local, e funcionamento das suas bikes, elétricas ou não. Eu e meu irmão, com pouca experiência de pedal, estávamos encantados de poder observar com tanta precisão e serenidade a vegetação à nossa volta, algo que quase sempre passa despercebido em viagens de carro, trem, ou avião.
Os líderes do grupo eram o Rafael e a Moema, casal que, neste ano, passará 26 semanas na estrada, pedalando em diferentes partes do mundo com grupos variados de pessoa, e as introduzindo à culinária e enologia de algumas das regiões mais gastronômicas do mundo.
No fim da tarde, após visitar uma vinícola e degustar vinhos Primitivos típicos da região, pedalar, e nos acomodarmos nos espaçosos e luxuosos cômodos do nosso primeiro hotel, nos reunimos todos nas mesas perto da piscina, onde comemos bruschettas e bebemos negroni abaixo à sombra de oliveiras e limoeiros.
À noite, visitamos o centro da cidade de Polignano al Mare, onde jantamos no famoso restaurante Grotta Palazzese, entre as pedras de uma gruta. Na degustação, vieram vieiras com uma leve salsa de iogurte e abacate, um ravioli cacio e pepe com camarão, e o peixe espada mais fresco que já comi na vida, finalizando com um tiramisu. De acompanhamento, garrafas de vinho tinto e espumante.








No percurso da semana, tivemos dias de pedal mais duro, onde cobríamos quase 60km durante o dia. No caminho, parávamos para visitar fazendas de mozarela e degustar o frescor de burratas feitas de modo artesanal, ou experimentar azeites tão vigorosos que sentíamos seu ardor na garganta.
Ali, tínhamos a oportunidade de conhecer a culinária autêntica da região, onde nada jamais se compararia. Almoços eram sempre acompanhados de um ou dois drinks, frutos do mar saborosos, pratos típicos da Puglia, como a pasta orecchiete, e muita conversa e risadas.
Um piquenique em meio à floresta nos trouxe tomates e mozarela, morangos e cerejas, e o sol que eu precisava para secar os shorts que usei para nadar nas águas turquesas da Grotta della Poesia.
Algumas horas em cima da bicicleta me introduziram a vistas jamais imagináveis, onde o mar brilhava à minha direita, e oliveiras selvagens cobriam a esquerda— até nos momentos mais difíceis de subida, não me importava o ardor nas pernas e suor nas costas, pois a vista me transportava a algo além daquilo tudo.
Visitamos cidades como Alberobello, o famoso vilarejo repleto de casinhas brancas construídas no século XVII. O centro histórico da cidade de Ostruni se encontrava dentro de uma muralha de calcário branco, onde todas as paredes eram da mesma cor, com charmosos restaurantes e lojas.
Em Polignano al Mare, a parte velha da cidade também se encontrava cercada por muralhas antigas, e cada esquina nos apresentava pequenas ruas de pedra, com trechos de poesia espalhados pelas paredes, portas e escadas.
Após passear por pequenas cidadezinhas, subíamos em nossas bicicletas e retomávamos a viagem pelos campos da Puglia.








O Bike Tour du Chef, criado por Rafael de Cara, é a oportunidade de viagem perfeita para aqueles que querem explorar o mundo do luxo e boa gastronomia de uma maneira única e ativa. O cicloturismo dos roteiros da companhia te proporcionam uma nova maneira de explorar uma cultura e pais, com diferentes níveis de dificuldade e tempo de viagem. O pedal sempre ocorre por estradas seguras, onde podemos conhecer cada canto dos melhores e mais belos destinos do planeta.
A viagem que fiz pela Puglia é apenas um dos vários destinos que o Bike Tour du Chef oferece. Existem viagens pelas regiões vinícolas mais renomadas da França, como Champanhe, Borgonha e Bordeaux, oportunidades de conhecer a Mongólia e norte da Tailândia, e destinos como a Patagonia e o Atacama, um pouco mais perto de casa.
Os grupos, sempre pequenos, se tornam amizades e relações para a vida, e o conforto das acomodações luxuosas sempre compensa o cansaço no fim do dia. Se você é um fã de ciclismo, boa comida e vinho, e oportunidades de conhecer o mundo de maneira diferente, uma viagem com o Bike Tour du Chef é algo que vale a pena explorar!