TICIANE PINHEIRO
Com quase 40 anos de carreira, a artista conquistou seu espaço no mundo do entretenimento
por rayssa lobato | foto renam christofoletti | styling carol roquette e arthur ribeiro | beauty giovanna botelho | concepção bruno marinho
Ticiane Pinheiro é uma das artistas mais queridas do Brasil. Filha da icônica “Garota de Ipanema”, Helô Pinheiro, sempre esteve envolvida com a televisão. Contudo, desde cedo, Ticiane provou que é muito mais do que apenas “a filha de Helô”. Começou sua carreira ainda criança e, com muito talento e carisma, conquistou seu espaço como apresentadora, empresária e influenciadora digital.
Nascida em 16 de junho de 1976, em São Paulo, Ticiane estreou na TV aos 7 anos de idade como apresentadora do TV Criança, na Band. Dois anos depois, foi para a Globo comandar o Balão Mágico, onde permaneceu por seis meses, retornando em seguida ao TV Criança.
Em 1989, fez sua estreia como atriz na extinta Rede Manchete, interpretando Talita na novela Kananga do Japão. Aos 14 anos, ingressou na agência Ford Models e mudou-se para a Itália, onde desfilou para grandes marcas, como Vogue, Gucci e Dolce & Gabbana.
Em 2001, retornou ao Brasil e deixou a carreira de modelo para se dedicar à atuação. Participou do humorístico Zorra Total e da nova versão do Sítio do Pica--Pau Amarelo, ambos na Globo. Atuou em duas novelas na Record, além de estrelar o reality Simple Life: Mudando de Vida, ao lado de Karina Bacchi, em 2007. No mesmo ano, tornou-se repórter do programa Hoje em Dia e mais tarde apresentou o Programa da Tarde e o reality Troca de Esposas. Atualmente, está à frente do Hoje em Dia ao lado de Celso Zucatelli, Ana Hickmann e Renata Alves.
Sua trajetória profissional é marcada por talento, dedicação e versatilidade. Além de renomada apresentadora de televisão, Ticiane é uma empresária de sucesso e influenciadora digital de destaque. No início do ano, ela retornou ao mercado fashion, após 27 anos de hiato, desfilando na principal semana de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. A comunicadora cruzou a passarela do outono/inverno do estilista Lino Villaventura, na 57ª edição do evento, a bordo de um vestido preto com formas elaboradas, em que os bordados e as aplicações resultaram em um desenho inteligente e tecnológico.
Discreta em relação à sua vida pessoal, Ticiane é mãe de duas meninas: Rafaella Justus, filha de seu relacionamento com o empresário Roberto Justus, e Manuella Tralli, fruto de seu casamento com o jornalista César Tralli. Conhecida por ser uma mãe dedicada e amorosa, a apresentadora compartilha momentos especiais com as filhas em suas redes sociais e concilia sua carreira profissional com a maternidade de forma admirável.
Ticiane Pinheiro dividiu tudo isso com a redação da Revista Diverso nesta edição e ainda falou muito mais sobre carreira, maternidade e projetos futuros. Confira:
Tici, é um prazer falar contigo! Você é uma das principais apresentadoras da televisão brasileira, mas como se descreve? Sua carreira começou desde muito pequena. Como foi esse início e o processo até aqui?
Comecei a apresentar um programa infantil com 7 aninhos. Minha mãe apresentava um programa feminino na TV Bandeirantes e, de tanto acompanhá-la, um dia o diretor me chamou para fazer um teste e eu passei. Sempre amei o meio artístico e sempre me espelhei na minha mãe, ela é um ídolo pra mim, então desde pequena me apaixonei pela arte.
Fizemos até uma peça de teatro em que atuamos juntas, O Pequeno Príncipe – ela era a serpente, e eu, a raposa. Depois disso, fui apresentar o Balão Mágico na Globo, gravei disco, cantei em programas infantis, fiz novela e minissérie na extinta TV Manchete, depois fiz o Sítio do Pica-Pau Amarelo na Globo e fui a sereia. Por lá, ainda, fiz participações em algumas novelas e no Zorra Total. Depois, fiz faculdade de jornalismo. Trabalhei como modelo em Milão e no Japão, sempre estive na ativa fazendo arte. Amo trabalhar e experimentar novas áreas.
Você tem de carreira quase o que tem de vida, quais foram os momentos mais icônicos até aqui?
Todos os momentos da minha carreira foram importantes para formar a mulher, mãe, esposa, filha e profissional que sou hoje. Mas acho que ter a experiência de comandar um programa com 8 anos de idade foi o fato decisivo — mesmo que inconsciente — para 40 anos depois ainda exercer a profissão.
Existe algo mágico que acontece dentro do estúdio, a forma como você lida com os imprevistos que, acredite, são muitos (risos). A troca que você tem com a equipe que fica em frente e atrás das câmeras e, sobretudo, com o público. Escutar palavras carinhosas, críticas construtivas… é algo que não tem explicação. Faz tudo valer a pena. A cada dia, dentro da minha profissão, dedico o meu tempo e energia para deixar mais leves os momentos que tenho com quem está me assistindo. Levo isso como meta de vida e tem dado certo, ainda bem.
Como conciliar a vida de apresentadora, atriz, jornalista, influenciadora digital, mãe e esposa?
Assim como a grande maioria das mulheres e mães, preciso me desdobrar para equilibrar o trabalho e a família. Por isso, o dia em casa começa cedo. Isso porque priorizamos tomar café da manhã juntos. E graças à tecnologia, passamos o resto do dia juntos.
Chego bem cedo ao Hoje em Dia, faço a beleza, make, cabelo, prova de roupas e sigo para a reunião de pauta — assuntos que discutiremos no programa. Logo após a maratona, adapto minha agenda para as gravações externas e as campanhas. Em seguida, busco as meninas na escola — quando consigo — e dou continuidade no dia.
Na grande maioria dos dias, tenho externas após o Hoje em Dia, mas quando não tenho trabalho, arrumo jantar com as amigas, almoço com a família, jantarzinho romântico com o César e programas com as minhas filhas. Adoro todos os momentos que temos juntas!
Falando nas suas filhas, como é a Ticiane Pinheiro mãe da Manu e da Rafa? E como a maternidade mudou a sua vida?
Mudou total! Hoje tenho a clareza da palavra amor, sou mais segura, realizada e sei que nunca na vida estarei sozinha. A maternidade me ajudou a enxergar o mundo mais colorido. Mas veio uma culpa também, porque a gente sofre se não está com elas por causa de algum trabalho ou viagem. As duas têm uma diferença de 10 anos, então a atenção de uma é diferente da necessidade da atenção que eu preciso dar para a outra. Um desafio diário, mas gratificante!
A Rafa já fez uma participação na série O Zoo da Zu, além de ser bem autêntica nas redes sociais. Você acredita que ela possa seguir a carreira dos pais? E a Manu?
A Rafa aceitou fazer O Zoo da Zu porque era fã do programa, mas não acredito que ela queira essa carreira, apesar de ser bem desenvolta. Ela diz que quer ser psiquiatra, mas até o ano passado ela falava em pediatria ou veterinária. A Manu gosta muito de bichos, então eu arriscaria dizer que ela será bióloga ou veterinária.
Você nasceu filha da Garota de Ipanema. Desde pequena, sempre esteve exposta a essa fama. Como foi crescer sendo filha de um dos maiores ícones do Brasil? Foi muito rotulada ao longo desses anos?
Desde que me entendo por gente, cada passo que ela dá é um lembrete de que o sucesso não é apenas sobre aplausos e elogios, mas sobre a dedicação incansável aos seus princípios e a vontade de superar desafios. Foi ela quem fez eu me apaixonar pelo meio artístico, por exemplo. A menina conhecida como a filha da Garota de Ipanema se tornou uma mulher que luta pelo seu espaço como apresentadora, graças aos exemplos de garra, determinação e, acima de tudo, humildade. Hoje, sinto um orgulho imenso da história da minha mãe e rimos juntas quando às vezes a abordam como “mãe da Ticiane Pinheiro”.
Sobre o futuro, quais planos você pode compartilhar com a gente para o segundo semestre de 2024?
Continuarei apresentando o Hoje em Dia, fazendo minhas campanhas e os meus conteúdos para as redes sociais e para o meu canal do YouTube. O projeto do Canta Teen já foi gravado e está pronto para ir ao ar. Por enquanto é isso, mas muitas coisas aparecem no decorrer dos dias.