OLHAR SENSÍVEL PARA O APRENDER
Diretora pedagógica da Escola Infantil Montessori explica como funciona o método de ensino
por rayssa lobato | imagens divulgação
Desenvolvida pela médica e educadora italiana Maria Montessori no início do século XX, a metodologia montessoriana é amplamente reconhecida por transformar a educação ao colocar a criança como protagonista de seu próprio aprendizado. Focando a promoção da autonomia e da liberdade com responsabilidade e o desenvolvimento integral — emocional, social e cognitivo —, a abordagem busca respeitar o ritmo individual de cada aluno e cultivar seu potencial máximo.
Em Belo Horizonte, essa proposta diferenciada ganhou forma em 2018, com a criação da Escola Infantil Montessori, localizada no bairro Serra e que já conta com 150 alunos. Idealizada pela administradora Amália Andrada, a escola é dirigida pedagogicamente por Alice Assis, que, em entrevista à Revista Diverso, compartilha os princípios, os desafios e as conquistas dessa jornada educacional única.
O AMBIENTE COMO EDUCADOR
Na filosofia montessoriana, o ambiente escolar é muito mais do que um simples espaço onde o aprendizado ocorre; ele é considerado um educador ativo e fundamental no processo de formação. Alice explica que o ambiente é cuidadosamente organizado para promover a autonomia e a autorregulação das crianças: “Cada criança aprende de acordo com a maneira como se relaciona com o espaço e com os materiais, que são desenhados para representar conceitos de forma concreta e acessível. O papel do professor, nesse contexto, é o de observador e guia, sempre atento à forma como o aluno interage com esses recursos”.
A organização do ambiente também desempenha um papel crucial no desenvolvimento psíquico da criança. “Para compreender conceitos abstratos, como Letramento — que envolve a organização de letras e sons —, é necessário que ela tenha uma compreensão prévia de um mundo ao seu redor que seja estruturado e ordenado. Na sala montessoriana, buscamos minimizar os estímulos desnecessários, permitindo que a criança leia o ambiente e organize suas ideias e emoções de maneira clara e eficaz”, completa a diretora.
O DESAFIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Após um trabalho consistente na Educação Infantil, a escola expandiu sua atuação para o Ensino Fundamental. Em 2024, foram abertas as primeiras turmas e, segundo Alice, o processo tem superado as expectativas. “O maior desafio tem sido os professores acompanharem o ritmo de aprendizagem das crianças. Aos 6 anos, elas entram em uma fase de intensa exploração intelectual, e nós temos observado uma voracidade pelo conhecimento. O trabalho que fizemos na primeira infância está dando resultados acima do esperado”, revela.
O preparo da equipe é peça-chave nesse sucesso. Na Escola Infantil Montessori, todos os professores passam por um processo interno de formação. Para se tornarem regentes, é necessário ter pós-graduação específica no método. “Montessori é um sistema cheio de detalhes. Não basta conhecer a filosofia, é preciso estudar continuamente, de forma sistematizada, cada área de conhecimento. Por isso, temos um processo constante de formação, dentro e fora da escola, apoiada em instituições parceiras”, ressalta Alice.
MATERIAIS QUE EMPODERAM
Um dos pilares centrais da metodologia montessoriana é o uso de materiais pedagógicos cuidadosamente projetados para que a criança construa o conhecimento de forma ativa, exploratória e reflexiva. “Esses materiais não são meros brinquedos educativos. Cada um tem um percurso único, orientando a criança na descoberta e na exploração de conceitos de maneira profunda e individualizada. Esse processo vai além da simples compreensão: ele gera uma sensação de segurança emocional, fortalece a autoestima e promove um empoderamento real. A criança se sente protagonista do seu aprendizado, com a certeza de que foi ela mesma quem construiu aquele conhecimento”, afirma a diretora.
Essa abordagem também contribui significativamente para a autoconfiança e para o fortalecimento do vínculo afetivo com o aprendizado. “O afeto é a base de todo o processo de aprendizagem. Quando a criança se sente emocionalmente segura, ela se arrisca mais, explora com mais curiosidade e, consequentemente, aprende de forma significativa. Além da sensação de empoderamento, a criança tem a certeza de que ela própria é capaz de aprender e de construir seu conhecimento”, complementa.
RELEVÂNCIA ATUAL E PLANOS PARA O FUTURO
Em um cenário educacional cada vez mais desafiador, o método Montessori continua sendo procurado por famílias que buscam uma educação mais humana, integral e respeitosa. Alice lembra que “o trabalho está centrado na formação integral da criança. Ela aprende a conviver, a colaborar, a desenvolver valores. E junto a isso há um aparato pedagógico sólido. O resultado é potente: uma criança segura emocionalmente e cognitivamente, que vai carregar isso por toda a vida”.
Para 2026, a escola se prepara para receber a turma do 3º ano do Ensino Fundamental, com a expectativa de continuar colhendo os frutos do trabalho iniciado na primeira infância. Uma das grandes novidades é a inauguração de uma biblioteca montessoriana, pensada para crianças de 1 ano até aquelas nos anos iniciais do fundamental. “É um espaço feito para que a criança circule com autonomia, se sinta segura, encontre histórias, construa sua relação com a leitura. Vamos oferecer contação de histórias, empréstimo de livros e muitas possibilidades de formação de leitores”, finaliza.
Para saber mais, ligue no (31) 97400 8401 ou acesse o site.