O Design por Trás da Nova Identidade Visual da Tool Box
Gustavo Greco é um veterano de 19 anos no mercado de design. Seu portfólio é rico em projetos de identidade visual, sinalização, embalagens e design editorial. Sob sua liderança, a GRECO DESIGN, empresa da qual é fundador e diretor de criação, tornou-se uma das agências de design mais premiadas do Brasil, recebendo distinções notáveis, como o Design Lions no Festival de Cannes; D&AD; Grand Prix no Red Dot Design Award; iF Communication Award; entre outros.
Recentemente, Gustavo foi escolhido para liderar o rebranding da Tool Box, marca mineira com 30 anos de história, especializada em listas de casamento e artigos para casa. A revista Diverso teve a oportunidade de conversar com o designer sobre esse processo criativo.
Você é reconhecido como um dos mais talentosos e premiados designers brasileiros. Como proprietário e diretor de criação da Greco Design, você vem acumulando diversos prêmios importantes e inéditos. De onde surgiu sua paixão pelo design?
Comecei estudando Direito na Faculdade Milton Campos, mas foi durante o curso de Publicidade e Propaganda na PUC Minas, que fazia simultaneamente, que me interessei pelo design. Comecei a fazer alguns freelas de criação com colegas e nunca cheguei a advogar.
Trabalhei com meu pai em seu posto de gasolina durante a faculdade e, desde cedo, vi de perto o que significava ter o próprio negócio. Minha veia empreendedora falou mais alto e, junto com Nina Maia e Mariana Hardy, abri no ano 2000 um escritório de design chamado Vitamina D. De lá pra cá, só trabalhei com design, e em 2005 fundei a Greco.
Implementar o rebranding de uma marca vai além de simplesmente mudar alguns elementos. E, recentemente, você foi escolhido para fazer o rebranding da Tool Box após 20 anos. Como foi esse processo criativo?
A Tool Box é a melhor marca de produtos para casa há 30 anos. Ela oferece uma curadoria excepcional de marcas. Foram nossos clientes por muitos anos, deram uma pausa, e agora estão de volta com este projeto especial: a revisão da identidade.
Quanto mais madura fica a marca, mais claro se torna o seu posicionamento, ou seja, o alicerce fundamental para a tomada de novos caminhos e para os mercados que surgem. Mas era essencial que alguns elementos fossem mantidos e que o redesenho respeitasse o passado da marca.
Forma, cor e conteúdo: essa é a sequência de cognição do nosso cérebro, ou seja, a ordem pela qual reconhecemos e interpretamos o mundo à nossa volta. O cérebro identifica primeiramente as formas, por isso, o círculo da Tool Box precisava ser mantido. Mas era necessário expandir o logotipo para fora dele, num movimento de crescimento.
A cor vem em segundo lugar, incitando emoção e evocando associações de marca. Ela constrói a identidade e expressa a diferença. O nosso vermelho Tool Box, então, permaneceu inalterado.
Com a forma e a cor definidas, era hora de escolher a tipografia. Desenvolvida pela Plau, a Redonda nos pareceu a melhor escolha, com suas características humanistas e geométricas, unindo raízes históricas a uma estética contemporânea.
A identidade também ganhou uma paleta expandida: rosa, creme, verde e cinza, que trazem personalidade, mais flexibilidade e elegância ao novo sistema de identidade. A nova identidade é a síntese da Tool Box, uma evolução que honra o passado e se abre para o futuro.