por Rayssa Lobato
Nascido em Belo Horizonte, Bruno Gomide Nunes, CEO e Diretor Criativo da marca masculina Zak, tem uma trajetória inspiradora e marcada pelo sucesso. Iniciou sua carreira aos 13 anos, como dobrador e vendedor nas lojas fundadas pelo seu pai, demonstrando desde cedo uma paixão pelo varejo. “Trabalhava nas lojas durante as férias escolares por insistência própria”, relembra o executivo da marca, criada em 1969.
Aos 17 anos, Bruno ampliou seus horizontes estudando em Oxford e Londres. Depois de regressar ao Brasil, assumiu várias funções na Zak, incluindo a gestão das lojas e a supervisão de vendas, contribuindo significativamente para o estilo da marca. Sua entrada definitiva na empresa ocorreu em 2009, com a missão de reposicionar a grife, que já possuía uma forte tradição na capital mineira e uma distribuição consolidada.
Bruno implementou diversas mudanças estratégicas, incluindo a ampliação da coleção própria e a modernização da imagem das lojas. Também inovou na gestão de pessoas, governança e digitalização, sempre preservando a essência e a cultura da Zak. “Sempre procurei manter a alma do negócio”, afirma.
Um marco crucial nesse processo foi o lançamento do e-commerce em 2011 e a entrada no mercado de atacado e franquias, transformando a Zak de uma operação regional em um negócio de abrangência nacional. Hoje, a empresa conta com sete showrooms espalhados pelo país e representações comerciais em 20 estados. A inauguração da flagship nos Jardins, em São Paulo, em 2019, marcou os 50 anos da marca e foi um grande passo na desregionalização.
Ano passado, a segunda loja em São Paulo foi inaugurada no Catarina Fashion Outlet.
No segmento de produtos, Bruno tem reforçado cada linha da marca. Um destaque é a modernização da alfaiataria, com novos tecidos e a nova linha Zak Denim Lab. Além disso, a Zak relançará sua alta alfaiataria em parceria com o renomado lanifício italiano Reda 1865. A categoria de linhos foi ampliada com uma nova cartela de cores e modelagens inovadoras. Outra novidade é a parceria exclusiva com a marca de tênis Autry no Brasil.
Com mais de 50 anos de história, a Zak possui atualmente 12 lojas em BH e SP, mostrando que, apesar de preservar sua tradição, continua se modernizando e atendendo homens de diferentes estilos e idades. “Tenho muito orgulho de dar continuidade ao trabalho do meu pai e de impulsionar o crescimento da marca. É uma busca incessante por qualidade e excelência no serviço”, conclui o empresário.