Meu Rio, Além do “Bixcoito” e Mate!
por Ju Nakad
Que todo mundo ama o “bixcoito” Globo e o mate de galão da praia do Rio, isso a gente já sabe! Mas, para inaugurar minha coluna aqui na Diverso, como uma boa carioca da gema que sou, trouxe dicas da minha cidade além do óbvio.
A praia de areia fina, os corpos bronzeados, a alegria estampada nos rostos e os dias ensolarados trazem uma informalidade ao Rio que nenhuma outra cidade oferece. Mas, de uns anos para cá, ganhamos robustez em forma de empreendimentos novos que fizeram a “régua subir” no conceito do Rio como destino turístico brasileiro.
Os últimos acontecimentos, como os eventos dos 100 anos do clássico Copacabana Palace, os shows de celebridades — Madonna e Bruno Mars (para o segundo semestre) — e a explosão de novidades no setor de bares e restaurantes, trouxeram à economia, aos moradores e aos turistas benefícios e autoestima.
Hoje, vamos deixar o bondinho do Pão de Açúcar e o Cristo Redentor descansando porque preparei roteiros originais por área para você curtir à carioca!
Zona Sul, Além Das Praias
• Passear de canoa havaiana na Marina da Glória para ver o nascer do sol. Enquanto rema suavemente pelas águas calmas, com o espetáculo do sol nascendo sobre a Baía da Guanabara, aprecie o entorno, afinal, você estará num ângulo privilegiado de um dos mais belos cartões-postais do Rio.
• Caminhar pelo novo polo gastronômico de Ipanema, a Rua Garcia D’Avila e seus arredores, e escolher um restaurante e, de sobremesa, um sorvete diferente na belíssima loja da Granado. Meus restaurantes favs de Ipanema: Koral, Posí, Nosso (melhor carta de drinks!) e Gero (Fasano).
• Se comprar com qualidade for sua praia, indico a Ka Store, na Aníbal de Mendonça, 114. A melhor curadoria de marcas femininas da cidade.
• Direto para o Leblon, visite a novíssima galeria de arte Flexa, na Rua Dias Ferreira, 214. Tinindo de nova!
• Já estique para a night na própria rua, a mais badalada do bairro, com diversas opções de gastronomia.
Onde Ficar
Para se hospedar na Zona Sul, meu voto vai para o Fairmont, debruçado no mar e dono da vista mais incrível de Copacabana, a Princesinha do Mar. O hotel é ponto de encontro do design, da arte e da gastronomia e sua elegância despojada combina com a Cidade Maravilhosa.
A piscina é palco de boa música diariamente, e o cenário em noite de lua cheia é de pirar. A dica é reservar os quartos “Fairmont Gold”, um serviço-boutique com lounge exclusivo, happy hour e serviço de mordomo diferenciado. Spa, fitness center, serviço de praia e experiências exclusivas pela cidade podem ser reservados.
Zona Oeste, Natureza e Lazer
• Embarque em uma aventura pela Barra e arredores: comece o dia bem cedo, explorando a trilha da Pedra do Telégrafo. No topo, encha seu rolo de câmera com as fotos mais criativas de ilusão de ótica.
• Na volta, pare na orla e escolha um quiosque para uma água de coco geladinha.
• Faça um passeio descontraído de barquinho até a Ilha da Gigoia, um lugar tranquilo, que parece estar fora da cidade. Escolha um restaurante por lá. Sugiro o Ocyá, com peixes conservados em câmaras de maturação e oriundos de pesca consciente, seletiva e artesanal.
• Para jantar na Barra, meus favs são: Olivo, Gabbiano e Brou (para drinks em ambiente informal).
Onde Ficar
Minha escolha de hospedagem na Barra é o Grand Hyatt, um resort urbano em frente à praia. O hotel promove experiências interessantes, como um passeio de balsa pela Lagoa de Marapendi, com um biólogo contando sobre o ecossistema local.
Boa opção para quem viaja em família, já que o resort tem espaço kids também.
Arte e Cultura
Neste roteirinho vou misturar os bairros!
• Museu do Amanhã (Centro) — aproveite para explorar o futuro da humanidade de uma maneira interativa. Prepare-se para questionar e se encantar com as exposições.
• Casa Firjan (Botafogo) — sempre com uma agenda de exposições e atividades direcionadas à inovação e ao futuro, além de espetacular arquitetura. Descanse as pernocas e relaxe no Empório Jardim para um café na área interna com seus belíssimos azulejos art-nouveau.
• Reserve um bom tempo ao Jardim Botânico e conheça o seu recém-inaugurado Museu. O novo espaço cultural traz o mundo da botânica com arte e interatividade, mostrando a história e a biodiversidade local.
E, por falar em Jardim Botânico, sugiro excelentes restaurantes na região: Malta (carnes); Quinta da Henriqueta (português); Casa 201 (do chef revelação João Paulo Frankenfeld); e o badaladíssimo Elena Horto, para uma noite emblemática, em que você se sentirá em New York, mas com o borogodó do Rio.
Ok! Faltou sugerir uma prainha. Para sair do circuito megaconhecido, fico com a Praia da Joatinga. Pequena, reservada e sem estrutura, o que a torna mais especial. Consulte a tábua das marés antes de ir. Bom mergulho!
Então, se você já veio ao Rio, está na hora de voltar! Se não, venha conhecer e aproveitar muito mais que o “biXcoito” da praia! Venha viver a cidade como um verdadeiro carioca “raíX”.