MARIA BRAZ: A trajetória de sucesso e influência no universo da moda
Aos 24 anos, ela é reconhecida como uma das it girls mais influentes do Brasil e participa ativamente das principais semanas de moda
por rayssa lobato | foto izac fedotti | assit. foto leonardo sombra e marco antônio | styling katharina taylor | assit. styling marcelo borgeth e lucas barros | beauty arthur lordelo | concepção bruno marinho | rp cíntia naomi e duda dalloz
Maria Vitória Braz cresceu em uma família matriarcal, cercada por mulheres fortes e de opiniões firmes. Filha primogênita de Silvia Braz, uma das figuras mais influentes das redes sociais no universo fashion, era natural que Maria herdasse esse DNA.
O envolvimento com moda, criação e empreendedorismo é uma tradição familiar para Maria. Aos 18 anos, decidiu seguir sua paixão e começou a se profissionalizar na área. Formada em Direito por uma das maiores faculdades do país, a it girl atualmente se dedica à criação de conteúdo, compartilhando seu estilo e seu conhecimento de moda. No Instagram (@mariabbraz), ela aborda temas que vão desde política até arte e arquitetura, mas sua verdadeira paixão é o universo fashion, que ela acredita estar intrinsecamente ligado ao mundo artístico.


Seu quadro “Hunting Fashion”, no qual ela vai às ruas à caça de tendências de moda globais, é um enorme sucesso em suas redes sociais. Recentemente, Maria Braz entrou para a lista das influenciadoras mais procuradas pelas marcas em 2024, conforme divulgado pelo Meio & Mensagem, uma plataforma renomada que conecta e inspira profissionais do mercado de comunicação e marketing. Ela conquistou o 6º lugar no ranking, solidificando ainda mais sua influência no cenário da moda.
Com o intuito de falar um pouco mais sobre seu trabalho, carreira e planos futuros, a mineira conversou com a equipe da revista Diverso. Confira o bate-papo!
Olá, Maria Vitória! É um prazer falar contigo! Você atualmente é uma das mulheres mais influentes nas redes sociais no quesito moda e lifestyle. De onde surgiu essa paixão e quais são suas inspirações?
Eu cresci imersa nesse ambiente, tenho minha mãe como grande inspiração para mim. Sempre fui apaixonada por revistas de moda, adorava folhear e descobrir mais desse universo quando ainda era uma criança. A moda é uma ferramenta de autoconhecimento, que me inspira todos os dias.
A moda faz parte da sua vida mesmo, né?! Conta pra gente se esse talento em comunicar a moda é algo que você sempre teve, naturalmente, até pela referência de sua mãe, ou se você precisou estudar muito para chegar a esse nível?
Eu sempre gostei de falar, sempre fui extremamente comunicativa, e também bastante estudiosa e dedicada a tudo que me proponho fazer. Então, acho que a junção de moda e comunicação foi o resultado de uma vida inteira sendo quem sou, sabe?! Fiz faculdade de direito, adoro escrever, e isso me ajuda a ter vocabulário e repertório pros meus roteiros e vídeos informativos.


Lembro que aos 10 anos eu estava lendo o diário de Anne Frank (influenciada pela minha mãe, rs), enquanto minhas amigas gostavam de ler romances adolescentes. Tenho uma “alma velha”, e não sou só eu e as pessoas que me rodeiam que me contam isso; uma vez fui a um astrólogo e, assim que entrei na sala, ele me disse que minha alma era bem antiga (rsrs), o que acho que resulta numa maturidade do falar, do agir e do pensar.
Acreditamos que o grande diferencial da sua carreira como influenciadora, it girl, é a profundidade com que você aborda o mundo da moda. Como foi o processo de entender esse caminho que gostaria de seguir?
Eu estou há uns seis anos trabalhando nesse meio de comunicação e influência digital, e cheguei a um momento de parar e refletir se o que eu estava fazendo transmitia quem eu era, ou se simplesmente estava fazendo mais do mesmo, do que estava em alta e todas as meninas já faziam… percebi que tinha uma ferramenta muito poderosa e eu não a estava exercendo com a potência que poderia, que era a minha voz. Eu sempre gostei de falar, de me comunicar e de estudar. E achei que seria legal desmistificar a moda pra minha comunidade de seguidoras. Desde então, tem feito muito sucesso e eu fico muito feliz com o resultado dessa escolha!
Você está presente nos principais eventos de moda e cultura, nacionais e internacionais: Festival de Cannes, Festival de Veneza, Semana de Alta Costura, Semanas de Moda de São Paulo, Paris, Milão, Tokyo, Nova York… Nesta última temporada, vimos que você foi correspondente de moda de veículos importantes. Como surgiu esse processo? Você acha que já é resultado do Hunting Fashion?
Acredito que sim! Os veículos veem um potencial de fala, de comunicar e colaborar, e eu acho superinteressante. Dessa forma, eles conquistam a minha audiência, e eu também conquisto a deles. É muito especial, e uma baita responsabilidade também.
Há poucos dias você foi apontada como uma das 10 influenciadoras mais procuradas por marcas. Pode contar pra gente como alinha as entregas publicitárias sem perder a identidade da sua comunicação?


Eu trabalho com marcas que admiro e acredito, então o ponto fundamental é ter esse alinhamento sobre como eu me comunico com o meu público e ele ser condizente com o que a marca busca e acredita. Eu realmente não tenho a intenção de mudar meu jeito para me moldar, justamente porque acredito que o que chama a atenção dessas marcas são os meus diferenciais, meus pontos únicos. Costumo também trabalhar com equipes nas quais acredito muito e isso me dá segurança para propor às marcas conteúdos e formatos autorais que tenham a ver com quem sou.
Como você definiria o estilo da Maria Vitória Braz?
Estou sempre em evolução, não me prendo a nada. Sei que não gosto de me sentir fantasiada, mas gosto de ousar às vezes. Estou numa fase mais clean, gostando do que é atemporal e elegante, com uma pitada sexy. Pode ser que dure, pode ser que não (rs).
Para as fotos desta edição da Diverso, você optou por marcas brasileiras reconhecidas por sua estética moderna e até global, que desmistificam o que tendemos a achar ser a “identidade brasileira”. Conta pra gente o porquê da sua escolha.
Quis trazer pra este shooting marcas brasileiras que eu adoro, admiro e das quais estou sempre ao lado. Nossa moda é poderosa, temos talentos incríveis e muito admirados e respeitados globalmente!
Quais tendências de moda você tenta trazer para o seu dia a dia?
Atualmente, pontos de tons cereja e metalizado, misturando com a estética clean de que falei, acho que dão uma “interessância” pro look, não deixa careta e fica muito mais estiloso.
Que planos futuros você pode compartilhar com a gente? O que podemos esperar até o início de 2025?
Ah, eu sou muito sonhadora! Muitas viagens, com certeza, ao lado de marcas com que sempre sonhei em trabalhar… estou ansiosa pra poder compartilhar tudo.