LIVRO DE AUTORES MINEIROS RECEBE O “OSCAR DA GASTRONOMIA MUNDIAL”
Livro de Clésio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção, Café de Minas-Fazendas & Sabores, recebe premiação internacional
O novo livro de Clésio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção, Café de Minas-Fazendas & Sabores, venceu a 28ª edição do Gourmand Awards 2023, em Umea, na Suécia. Esta premiação é considerada o “Oscar” dos livros sobre a cultura da alimentação no mundo.
O Café de Minas-Fazendas & Sabores foi classificado como finalista na categoria Coffee, juntamente com livros de mais 3 países, Ilhas Mariana, Reino Unido e China. No dia 26 de maio de 2023, foi apresentado o resultado que revelou o livro mineiro como vencedor.
O Gourmand Awards 2023 contou com mais de 1.400 livros inscritos, de mais de cem países, que concorreram nas diversas categorias de premiação.
Convidados de todo o mundo participaram das solenidades de premiação.
Os autores Clésio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção já foram campeões no Gourmand Awards, por duas vezes, com o livro Minas Gerais Fazendas & Sabores do Leite, em 2015, na China e com o Fazendas de Minas- Raízes de Portugal, em 2021, na Suécia. Em 2018, o livro Minas Gerais Fazendas & Sabores do Café ficou em segundo lugar na premiação.
Sobre o Livro
O Café de Minas-Fazendas & Sabores traz em 240 páginas, com edição de luxo, um pouco da história de algumas personalidades do café mineiro, como:
Ricardo Tavares – representante das exportações de café,
José Carlos Grossi – um grande cafeicultor do Cerrado mineiro e os irmãos Lima,
Pedro Paulo e Vicente - empresários que levam o café aos consumidores.
Além dessas personalidades, o livro destaca 12 fazendas cafeeiras de Minas Gerais e mostra 18 receitas de drinks gelados e quentes, feitos com café. Esses drinks são uma forma de brindar a todos que fazem com que Minas Gerais se mantenha na posição de maior produtor de cafés especiais no mundo.
O livro foi produzido com mais de 200 fotos de Odilon Nazáro Nicolau, ilustrações de Clésio Barbosa, design gráfico de Leandro Godinho, tradução para o inglês de Tyler Gerard Golembeski, edição de Soraia Vasconcelos, revisão de Patrícia Alves da Cruz Mauro e gestão de projeto de Francisco Caram. Editora e distribuição Mentoria Comunicação e Marketing, impressão na Rona Editora.