Ginástica e Massagem Facial: Os Benefícios da Técnica para A Saúde da Pele
A fisioterapeuta Cláudia Bueno conta como esse tipo de serviço está atrelado ao bem-estar, na saúde física e mental
por Raissa Lobato


A beleza e a autoestima são aspectos fundamentais na vida de qualquer pessoa. E a ginástica e a massagem facial são técnicas que estão totalmente ligadas ao bem-estar da mulher.
Com quase 40 anos de profissão, Cláudia Bueno destaca a importância desse tipo de cuidado, oferecido por ela com uma série de benefícios para o rosto. Os cuidados vão desde a drenagem à melhora do contorno facial, da flacidez, além da diminuição e da prevenção de rugas e linhas de expressão e do combate ao estresse.
Formada em fisioterapia, a empresária foi pioneira em ginástica pré e pós-parto, é especialista em modelagem e consciência corporal, ginástica facial, resolução de dores através do Método Mackenzie e saúde e bem-estar da mulher em qualquer fase da vida. Sua história começou desde nova, quando percebeu a importância do autocuidado e do cuidado com o outro.
A partir daí, ela desenvolveu o Método Cláudia Bueno de ginástica corporal e facial e criou o Programa de Ginástica Facial, que ajuda mulheres a valorizarem o que têm de mais bonito em seu rosto e a obterem uma aparência mais jovem, saudável e com a autoconfiança elevada.
Espaço Claudia Bueno
Durante 35 anos, Cláudia manteve um espaço físico dedicado à ginástica corporal. Com a chegada da pandemia, optou por fechar o estúdio, localizado no bairro Sion, em Belo Horizonte, e tornou-se pioneira ao iniciar atendimentos ao vivo pela plataforma Zoom, com o objetivo de dar seguimento ao trabalho de cuidados com o corpo, com a saúde de suas clientes e tratar o alívio de dores.
Dessa forma, ela passou a atender mulheres de várias idades e de diversos países, apresentando resultados incríveis.
Programa de Ginástica e Massagem Facial
O programa desenvolvido pela fisioterapeuta é todo on-line, com aulas gravadas e já ajudou mais de 10 mil pessoas. É uma mudança de vida para que a aluna rejuvenesça sem precisar de procedimentos estéticos invasivos. “Criei um método que já existia no corporal e trouxe para a ginástica facial. É um trabalho de rejuvenescimento, prevenção e diminuição de rugas e flacidez. A intenção do curso é que a mulher se sinta bem com o envelhecimento natural dela”, relembra.
Os objetivos do programa, segundo ela, são vários:
“Melhorar e harmonizar o tom da pele, aumentar a circulação sanguínea, definir o contorno do rosto, além de ficar com um aspecto mais corado, saudável e jovem, pois a massagem tira o seu ar de cansaço. A pele fica mais iluminada quando você ativa o seu rosto. Já os exercícios faciais são os responsáveis por manter os músculos fortes e tonificados, atenuando as rugas e as linhas de expressão e melhorando a flacidez natural que acontece com a idade”.
A ginástica facial, revela Cláudia, é para todos. “Seja homem ou mulher, quanto mais jovem você começa a se cuidar, menos você vai apresentar a sua idade. Sendo assim, vai envelhecer de forma saudável e gradual. Mesmo que a pessoa seja adepta de procedimentos estéticos, ela deve praticar os exercícios e a massagem como forma de potencializar os tratamentos e o skincare”, explica.
O curso abrange alunas de idades variadas. As mais jovens buscam o método para a prevenção, visando o futuro, e grande parte das alunas, de 45 a 80 anos, buscam suavizar as rugas e diminuir a flacidez, tendo resultados surpreendentes de rejuvenescimento.
Cuidados do Dia a Dia
A ginástica e a massagem facial são detalhes a mais no ritual de skincare para complementar o momento de autocuidado, proporcionando relaxamento e sensação de bem-estar, de acordo com a fisioterapeuta: “A partir do momento em que você dedica cinco minutos de manhã e cinco minutos à noite para praticar esse ritual, começa a se valorizar mais, a ter mais carinho consigo, a ser mais produtiva, criativa e mais feliz ao se olhar no espelho a cada dia. A ginástica facial muda, de fato, a forma de se ver. E esse é o meu objetivo com o Programa”.
Planos Para o Futuro
Neste ano, Cláudia começou a promover palestras e workshops, onde as pessoas têm a oportunidade de experienciar estes cuidados consigo mesmas de forma presencial, em contato direto com ela. Além de ter dicas de postura e princípios básicos para se ter um corpo mais flexível, “elas aprendem coisas que passam despercebidas no dia a dia, como a consciência de vícios de expressões faciais e a maneira correta de passar um creme no rosto”.
E o objetivo para este segundo semestre e o próximo ano é que cresça ainda mais. “Quero levar esse momento de autocuidado para o maior número de pessoas e fazer com que elas percebam que estão tendo pouco tempo de cuidado consigo mesmas – e sintam o quão importante e necessário é esse momento”, acrescenta a especialista.
Cinco Pilares Para um Bom Envelhecimento
Para envelhecer bem, segundo Cláudia, são necessários cinco passos: boa alimentação; atividade física com critérios e de acordo com a sua capacidade; sono de qualidade; pequenas pausas no dia para respirar; e bons relacionamentos. “A gente só é mais leve e alegre quando se ama. E só é possível se amar se cuidando!”, finaliza.