Flávia Soares Lança Corpo-Pote, uma Celebração da Cerâmica como Corpo e Memória
A obra registra, em imagens de Breno Mayer, a série de esculturas cerâmicas de Flávia, com texto crítico de Bianca Coutinho Dias e projeto gráfico da Greco Design
Em 13 de setembro, um sábado pela manhã, a ceramista Flávia Soares apresenta seu novo livro Corpo‑Pote no O Ateliê de Cerâmica, instalado em uma das casas modernistas que integra o roteiro turístico de Belo Horizonte. O evento é aberto ao público e inclui fala da artista, sessão de autógrafos e celebração, com possibilidade de retirada da obra adquirida na pré‑venda.
Um mergulho na matéria e no gesto criador
A trajetória de Flávia é marcada por uma investigação profunda entre corpo, barro e memória. Natural de São Gotardo, no Alto Paranaíba, ela encontrou na argila um lugar de invenção poética: “Faz parte da minha prática observar o acontecimento, as respostas da argila aos meus estímulos. Gosto de estimular o imprevisto. Aprendo muito com esse exercício de entregar algum poder ao acaso.” Esse olhar sensível, que transforma o utilitário em escultórico, ganhou destaque em sua exposição Corpo/Pote na Casa Fiat de Cultura, onde potes de grandes dimensões construídos com técnica tradicional de “acordelado” foram apresentados como corpos cerâmicos carregados de presença.
Formada em Design de Ambientes e Paisagismo pela UEMG, Flávia encontrou a cerâmica durante a graduação e desde então transformou-a em uma paixão criativa, transversal à sua vida e à de sua família. Ao longo de mais de 20 anos, ela realizou cursos com ceramistas como Erli Fantini, Nicia Braga e Silvia Barrios, participou de exposições individuais e coletivas e ministrou cursos — consolidando-se como referência em um fazer ceramista que valoriza saberes tradicionais e reinventos contemporâneos.
Corpo-Pote, o livro — uma celebração coletiva
A primeira publicação independente d’O Ateliê de Cerâmica é o livro Corpo‑Pote, já em pré‑venda no site e com entrega prevista a partir de 13/09 ou retirada durante o lançamento. Com capa dura, 72 páginas, tiragem limitada e preço de R$ 220,00, é uma edição de luxo que registra a série de esculturas cerâmicas por fotografias de Breno Mayer, textos críticos e entrevista conduzida por Bianca Coutinho Dias, e projeto gráfico da Greco Design.
O texto crítico celebra a trajetória de Flávia, remetendo a pensadores como Bachelard e Lacan, além de aproximar o trabalho da artista da literatura poética de Ursula K. Le Guin — modos de pensar o vaso como metáfora de corpo e vazio, memória e presença. A edição luxuosa reforça o caráter sensorial da obra, imbricando materialidade, texto e imagem em um objeto-artístico completo.
O lançamento e as memórias tecidos no barro
Corpo-Pote é mais que um livro: é resultado de um cuidadoso processo coletivo e sensorial. A escolha de um espaço arquitetônico — a casa modernista que integra o roteiro turístico de BH — conecta a obra à tradição e ao patrimônio da cidade, e reforça a potência do ateliê como lugar de encontro entre arte, história e público.
Serviço
Flávia Soares — Lançamento do livro Corpo-Pote
Local: O Ateliê de Cerâmica (Casa Modernista), Belo Horizonte
Data: 13 de setembro de 2025 (sábado), pela manhã
Preço: R$ 220,00 (capa dura, 72 pág., tiragem limitada)
Pré-venda: disponível no site — entrega a partir de 13/09 ou retirada no lançamento.