por rayssa lobato
Com escritórios em Belo Horizonte, Ubá, Ribeirão Preto e São Paulo, o Grupo Ficus Capital é uma empresa com raízes mineiras. O escritório, no coração de BH, no bairro de Lourdes, é credenciado pela XP Investimentos e especializado em atender ao segmento de alta renda.
Todos os sócios-fundadores – Tadeu Salomão, Bruno Dibbern, Gabriel Góes, Paula Soares Castro e Paulo Henrique – possuem a Certificação CFP® (Certified Financial Planner). Essa certificação internacional de prestígio é opcional e reconhecida globalmente por preparar profissionais para atuar como planejadores financeiros pessoais.
Tadeu Salomão, um dos fundadores e gestor da Ficus Capital, destaca que um dos fatores mais relevantes na hora de investir é a individualidade. “Cada investidor é único. São pessoas, são histórias. Objetivos distintos, sonhos diferentes.
Sentar, entender de onde vem o capital acumulado, entender as raízes do cliente, seus medos, para a partir daí construir uma carteira de investimentos que atinja nossos objetivos. Porém, mais importante ainda, que não tire o sono. O objetivo de investir é trazer tranquilidade, e não o contrário”, ressalta.
Atendimento personalizado e exclusivo
O modelo de assessoria é voltado para clientes com demandas a partir de R$ 300 mil, oferecendo soluções personalizadas para cada perfil. A equipe da Ficus Capital combina conhecimento, experiência e qualificação técnica com um atendimento próximo e dedicado, para fortalecer e preservar seu patrimônio financeiro.
Além disso, a especialização inclui ainda o acompanhamento contínuo da evolução do patrimônio, entendendo as necessidades específicas de cada cliente e cultivando relacionamentos baseados na confiança.
Premiações
Há 4 anos no mercado, a Ficus Capital tem sido destacada com diversas premiações, refletindo a qualidade e o compromisso de seu trabalho. Recentemente, Tadeu Salomão foi premiado como 2º Melhor Assessor de Investimentos do Brasil; e Paula Soares Castro, uma das fundadoras, foi 54ª colocada no ranking dos 100 Melhores Assessores, de acordo com a 13ª Edição do Brazil Advisor Awards, a maior celebração da indústria financeira do país. O evento anuncia os vencedores de várias categorias em uma cerimônia que faz parte da programação da Expert XP, o maior festival de investimentos do mundo. Essa premiação é um marco na história do escritório, visto que a rede XP possui mais de 18 mil assessores e 450 escritórios. Além disso, Tadeu Salomão ficou no ranking dos 100 melhores assessores do país por três anos consecutivos, e no ano de 2021 esteve no ranking dos 10 melhores assessores do país.
Entre os principais reconhecimentos, a empresa possui o Selo XP Private, que confirma seu lugar entre um seleto grupo de escritórios especializados em assessoria de investimentos e gestão de fortunas para indivíduos e famílias de alto patrimônio. O escritório foi prestigiado também com o Selo G20 XP, que o coloca entre os 20 melhores do Brasil.
Outro reconhecimento importante foi o Selo Governança e Integridade, concedido pela XP em 2023. Esse selo assegura que os agentes autônomos da Ficus Capital atuam com os mais altos padrões de ética, conformidade e qualidade.
Próximos passos e conselhos para quem deseja investir Na Ficus Capital, a educação financeira é uma prioridade diária. Para os próximos meses e até o início de 2025, Tadeu revela que a empresa expandirá sua oferta com novos cursos e treinamentos. “Nosso objetivo é proporcionar essas melhorias tanto para nossos clientes individuais quanto para nossas empresas parceiras. Durante os últimos 12 meses, testamos e refinamos essas iniciativas, e os feedbacks foram extremamente positivos, com muitos pedidos de continuidade.
Agora é o momento de democratizar o acesso a esse conteúdo valioso, que antes estava disponível apenas para um grupo seleto de clientes”, afirma Tadeu.
Quando questionado sobre conselhos para quem deseja investir, o fundador é claro: “Investir exige paciência, acompanhamento profissional e inteligência fiscal. A mágica está nos juros compostos. Não se constrói riqueza da noite para o dia. Não há milagres; evite acreditar em promessas de retornos extraordinários”.
Confiança e cuidado na hora de investir
Para construir uma relação sólida com clientes investidores, a transparência é essencial desde o início, reforça Tadeu. “É fundamental demonstrar como trabalhamos, como ajudamos nossos clientes e quais caminhos podemos explorar juntos. Como o próprio nome sugere, nosso papel é assessorar.
Devemos utilizar nossa experiência e nosso conhecimento para esclarecer o futuro financeiro, tornando a tomada de decisões de investimento uma experiência segura e confortável. Dessa forma, a confiança se torna intrínseca e natural”, acrescenta ele.
Portanto, a educação financeira também deve ser tratada com atenção especial. “Atualmente, o maior desafio para um assessor de investimentos no Brasil é a educação financeira. É nossa responsabilidade compartilhar conhecimento com o maior número possível de pessoas. Uma população bem informada poupa mais e tem um futuro financeiro mais seguro. Além disso, ajudamos a prevenir fraudes, como as pirâmides financeiras, que surgem com frequência. Se as pessoas soubessem mais sobre finanças, essas fraudes seriam muito menos comuns”, conclui o gestor.