Festival Cultural Café em Festa Quer Transformar BH na Capital Mundial do Café
Festival Cultural Café em Festa quer transformar BH na capital mundial do café
Minas Gerais é, há décadas, o maior produtor de café do Brasil — responsável por mais de 50% da produção nacional e lar da maior diversidade de regiões produtoras reconhecidas do país. Para celebrar esse protagonismo, Belo Horizonte sedia no dia 24 de maio a primeira edição do Festival Cultural Café em Festa, evento inédito que pretende reposicionar a capital mineira como referência mundial em cafés especiais.
Idealizado pela Liga dos Baristas, o encontro acontece de 10h às 17h, nos Jardins da Casa Fiat de Cultura com entrada gratuita e uma verdadeira imersão no universo dos cafés especiais, com experiências de sabor, conhecimento e valorização territorial. O Café em Festa vai reunir 15 cafeterias da capital, três chefs convidados para cozinhas ao vivo, bartenders com drinks de café, degustação de produtos, comidinhas, além de aulas, palestras e talks sobre o cenário dos cafés especiais e seus diferentes modos de preparo.
“Temos a maior diversidade de regiões produtoras do mundo e um público cada vez mais curioso. Está na hora de o café ocupar o lugar que merece na mesa e no imaginário dos mineiros. Queremos despertar o orgulho pelo café especial enquanto produto de excelência do estado, e ampliar sua presença na gastronomia local, onde ainda ocupa um espaço modesto frente à sua relevância”, apresenta Felipe Brazza, fundador da Liga dos Baristas e especialista em cafés especiais.
Para demonstrar essa riqueza, o Café em Festa vai distribuir cafés coados de seis regiões produtoras mineiras: Sul de Minas, Serra da Mantiqueira, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Caparaó. A ideia é permitir que o público consiga perceber as diferentes características sensoriais de cada origem, ampliando o entendimento sobre terroir e transferindo a valorização para as regiões como um todo, e não apenas para marcas ou produtores individuais.
A iniciativa é um desdobramento de um movimento anterior, que começou em 2010, quando Felipe Brazza mobilizou o setor em BH após saber da realização do projeto Café na Rua, em São Paulo. Com apoio do Sebrae, foi criada a Liga dos Baristas para unir e fortalecer o cenário local. Agora, mais de uma década depois, ele retoma à articulação com o objetivo de tornar o café especial mais acessível, aproximar o público dos métodos de preparo e posicionar Minas e sua capital como protagonistas globais do setor.
O Festival Cultural Café em Festa é uma realização da Feirinha Aproxima e conta com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Realização: Centro Culinário Eduardo Maya, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Cemig: Energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.
SERVIÇO
FESTIVAL CULTURAL CAFÉ EM FESTA
Local: Jardins da Casa Fiat de Cultura
Data: Sábado, 24/5 - de 10h às 17h
Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos
Instagram: @cafeemfesta