Emagrecimento: Não É Só Sobre Beleza
A Revista Diverso conversou com a especialista Alessandra Feltre: “Os benefícios do emagrecimento vão muito além da aparência."
por Alessandra Feltre
Perder gordura é ganhar saúde! Isso é importante para você guardar: quando digo emagrecer, não estou dizendo simplesmente “perda de peso”, mas, sim, a perda de gordura corporal, já que não queremos perder músculos.
Devemos manter e aumentar nossa massa muscular, afinal, ela otimiza nossa saúde metabólica e nosso gasto energético, nos dá estrutura para ficarmos em pé e manter a postura, nos dá força para praticar exercícios físicos e cumprir nossas atividades diárias.
O sobrepeso é, como o nome diz, uma carga adicional em nosso organismo, um peso para o metabolismo, que fica sobrecarregado e prejudicado em suas funções com esse acúmulo de tecido adiposo.
Então, se você está buscando emagrecer, minha sugestão é: foque a saúde! O emagrecimento é uma parcela desse propósito.
E aí você pode me perguntar: por que você diz isso, Ale? Porque é possível emagrecer de maneiras prejudiciais, com dietas restritivas que não fornecem nutrientes nas quantidades necessárias. Também é possível emagrecer com dietas que fazem passar fome – elas funcionam por um pequeno período e depois você ganha toda a gordura de novo, às vezes até mais, desregulando seu apetite e seu metabolismo.
Você evita esses problemas quando a saúde é o seu foco principal e, como mencionei no início, quando existe excesso de peso, emagrecer é um passo necessário em direção à saúde. Veja, perder gordura corporal vai melhorar sua saúde em todos os níveis!
Comorbidades e Riscos
Junto com o sobrepeso, sempre vamos encontrar problemas como resistência insulínica; diabetes tipo 2; hipertensão; problemas cardiovasculares; dentre outros. As maiores causas de morte na atualidade estão relacionadas ao excesso de peso. Com a pandemia, esse fato ficou ainda mais relevante.
Foi bastante divulgado que pessoas com sobrepeso e comorbidades, como diabetes tipo 2, apresentam mais riscos de complicação. O diabetes tipo 2, por exemplo, é consequência direta da má alimentação, sendo que o açúcar é um dos principais elementos causadores ou agravantes. Atualmente, já são mais de 460 milhões de adultos diabéticos no mundo, sendo 17 milhões no Brasil, ou 9% da população, levando o país à quinta colocação no ranking do International Diabetes Federation (IDF).
Com o emagrecimento saudável, você estará se prevenindo contra esse distúrbio metabólico tão comum e que leva a consequências graves, como problemas oculares; doença cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC); fluxo sanguíneo reduzido para membros inferiores; neuropatia periférica (danos nos nervos); problemas de pele; disfunção sexual (como impotência); problemas cognitivos; e maiores riscos de Alzheimer, que muitos especialistas consideram o diabetes tipo 3.
Se você está acima do peso, emagrecer de maneira saudável é a única forma de diminuir o risco de todas essas e ainda outras complicações. A redução de gordura corporal, principalmente abdominal, está relacionada ao menor risco de doenças cardiovasculares, renais, diabetes, doença do Refluxo Gastroesofágico, hipertensão, Síndrome do Ovário Policístico e esteatose hepática, que é o aumento de gordura no fígado.
O emagrecimento também contribui para a redução de problemas nas articulações e no sistema respiratório, como a apneia, que se sobrecarregam por causa da pressão adicional do peso excessivo. Além de tudo isso, ainda temos o aspecto hormonal e inflamatório.
A gordura no corpo não é uma massa inerte, mas, sim, um tecido metabolicamente ativo. O que isso significa? Significa que o tecido adiposo é como um órgão endócrino, uma glândula, capaz de secretar inúmeras moléculas, que em sua maior parte são pró-inflamatórias, ou seja, contribuem para a inflamação crônica de todo o organismo, aumentando assim os riscos de inúmeras doenças.
Vale a pena citar também que a aromatase, uma enzima presente no tecido adiposo, converte a testosterona em estrogênio, alterando o equilíbrio hormonal e afetando a qualidade de vida, especialmente dos homens, mas as mulheres também são atingidas.
Benefícios da Perda de Peso
Então, para resumir, dentre os principais benefícios da perda de peso, estão:
Aumento da expectativa de vida (longevidade)
Aumento da força e da velocidade
Aumento da testosterona
Aumento do comprimento dos telômeros (extremidades dos cromossomos)
Flexibilização do metabolismo e melhor função mitocondrial
Maior capacidade física
Melhor qualidade do sono e menos apneia
Melhora da autoestima
Melhora da sensibilidade à insulina e menor glicação
Melhora de prognóstico − em doenças autoimunes e câncer, por exemplo
Preservação da saúde óssea, articular e muscular
Redução da pressão arterial
Redução de riscos cardiovasculares
Redução do cortisol e da predominância estrogênica
Remissão da esteatose hepática
E você não precisa chegar à forma física perfeita para que todas essas melhorias se manifestem. Foi demonstrado que mesmo uma perda modesta de 5% do peso corporal já apresenta benefícios significativos.
E aí, vale ou não vale a pena livrar-se dos quilinhos a mais?
Primeiro Passo
Bom, se você quer iniciar sua jornada para o emagrecimento saudável ou simplesmente quer ter mais saúde e bem-estar, diminuir produtos industrializados, carregados de calorias vazias, é o primeiro passo.
A minha sugestão nesse desafio para superar o consumo frequente e abusivo de açúcar e, consequentemente, dar os primeiros passos na perda de gordura corporal é eliminar as bebidas com açúcar adicionado: refrigerantes, sucos prontos, chás, achocolatados... e assim por diante. Priorize água, que é um elemento vital e também importante para o processo de emagrecimento. Caso queira desfrutar um pouquinho do sabor doce, conheça os melhores adoçantes naturais.
Para finalizar, quero deixar claro que ser magro não significa automaticamente ser saudável, e que o nível de gordura corporal de cada um é diferente. Para alguns, o natural é ter uma porcentagem um pouquinho maior do que de outras pessoas. Então, cuidado para não se comparar com os outros e buscar padrões que não são realistas para você.