por lenora rohlfs e leopoldo gurgel — plataforma TENDÊNCIAS | fotos arquiteta (bárbara dutra), ambiente (estúdio ny 18)
Uma elegia à beleza e ao bem-feito que são capazes de emocionar qualquer leigo que sequer saiba o conteúdo precioso presente neste muito bem projetado living, da arquiteta Ana Paula Paolinelli.
A inspiração vem do Mid-Century, uma tendência que nasceu nos anos 1940, tendo como características essenciais o uso da madeira, a praticidade em seu desenho, valendose de linhas limpas e funcionais e da presença de peças icônicas de mobiliário. Em um ambiente de 100 m², a arquiteta conjugou com maestria uma coleção glamurosa de móveis originais de designers brasileiros como Jorge Zalzsupin, Oscar Niemeyer, Bernardo Figueiredo e Jáder Almeida.


As obras de arte também mereceram uma cuidadosa curadoria, que destaca o trabalho de Abraham Palatinik e de Zé Bento. Além disso, peças assinadas por David Groppi somam em um conjunto harmonioso e equilibrado. Envelopado por painéis de muxarabi de madeira a meia altura, o ambiente mostra a essência do espaço, todo em concreto aparente.


A iluminação foi desenvolvida com toques industriais e a adega para 300 garrafas bem como a lareira arrematam a cena sintonizando elementos como a madeira e a pedra. O resultado é um projeto humanizado e aconchegante, em que a elegância dos vazios permite um respiro entre as peças consagradas. Sofisticação na essência.