Caminho das Aguas: Sobre a Expedição Katerre
Embarcamos na fantástica Expedição Katerre, pelas águas do fabuloso Rio Negro, com muita emoção, conforto e, é claro, estilo!
A Expedição Katerre iniciou suas operações em 2004, visando promover expedições de ecoturismo em comunhão com as comunidades do Rio Negro. A empresa tem sede no município de Novo Airão, localizado a 200 km de Manaus – ponto de partida para explorar toda a extensão do Baixo e Médio Rio Negro, seja em expedições mensais regulares de três a sete noites, seja em viagens customizadas (charter) disponíveis o ano todo. Os roteiros regulares mais curtos (três noites) percorrem Anavilhanas– o segundo maior arquipélago fluvial do mundo –, e os mais extensos (sete noites) sobem o Rio Negro até o Rio Jauaperi, na divisa com o estado de Roraima.
Por vários anos, a equipe da Katerre percorreu toda a extensão do Rio Negro e seus afluentes (Jaú, Apuaú, Jauaperi, Aracá) a fim de encontrar pontos de interesse para as suas expedições fluviais. Uma dessas paradas é a Reserva do Madadá, onde os visitantes percorrem uma trilha pela mata até alcançar um magnífico conjunto de grutas entre cipós e água corrente.
Ali, a Katerre detém um mirante, que na verdade é um abrigo com redário, numa edificação de seis metros com vista espetacular para a floresta. Em uma das noites a bordo, os visitantes são convidados a sair do barco e pernoitar nas redes do mirante ouvindo os sons da floresta – uma experiência ímpar, de contato profundo com a natureza.
Outros pontos de visitação são as ruínas de Airão Velho, cidade abandonada após o fim do ciclo da borracha, que teve seu apogeu entre o final do século XIX e o início do XX, e a cachoeira do Rio Carabinani – esta uma parada refrescante que faz parte dos roteiros Jaú e Jauaperi-Xixuaú, que adentram o Parque Nacional do Jaú. Sem contar as observações diurnas e noturnas de animais, entre focagem de jacarés, macacos, preguiças, araras e outros da fauna do Rio Negro.
A Katerre também é mantenedora de um projeto ambiental de recuperação da população de tartaruga-da-Amazônia, uma espécie de quelônio em extinção, consequência da caça ilegal e da fragilidade no monitoramento e na vigilância nas APA (Áreas de Proteção Ambiental) da região. A família dos quelônios de água doce consiste em 16 espécies, das quais quatro colocam ovos nas praias (iaça, irapuca, tracajá e tartaruga) – estas, as mais ameaçadas.



Porém, talvez uma das experiências mais marcantes para os visitantes que embarcam numa expedição da Katerre seja a interação com as comunidades ribeirinhas – uma oportunidade que nos revela o peculiar modo de vida das pessoas que vivem na floresta, seus costumes e sua cultura. A alegria de receber os visitantes, estampada no rosto dos ribeirinhos quando as embarcações atracam em seus vilarejos, é de guardar para sempre no coração.
Com duas embarcações construídas ali mesmo – do expertise local da indústria naval de Novo Airão (hoje desativada) –, o Jacaréaçu e o Jacaré-tinga são verdadeiramente amazônicos em seu design e sua essência. Feitos em madeira de lei e com acabamentos em teçume de fibras naturais, os barcos imprimem aconchego, assim como sua aparência não os faz destoar do seu entorno de natureza bruta.


Jacaréaçu traz oito cabines-suíte com ar-condicionado; sala de refeições; uma saleta de convivência e cinema, com sofás e projetor para filmes; e no último piso, um deque aberto com solário e redes para relaxar curtindo as paisagens. Jacaré-tinga, o menor, tem três cabines com ar-condicionado; saleta de refeições; e um deck com solário.
A autenticidade se completa com a tripulação que acolhe o visitante com gentileza e simpatia genuína. A Katerre emprega as pessoas da região de maneira que possam contribuir com seu talento e sabedoria local – seja para o preparo da comida caseira servida à bordo (farta e deliciosa, com várias frutas, iguarias e ingredientes da região); na manutenção das embarcações, ou como guias turísticos conhecedores da floresta, entre outras tarefas e ofícios.
Navegar pelas águas do Rio Negro em um barco original com o máximo do conforto, boas comidas e bebidas é sem dúvida uma experiência inesquecível.
MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE www.katerre.com