BENVIDO a GALIZA
Exploramos, no último mês de maio, uma das regiões mais espetaculares da Espanha, que oferece gastronomia de primeira, muita história e caminhos cheios de fé!
A convite do Escritório de Turismo da Espanha (@spain), a redação da Revista Diverso embarcou, no último mês de maio, para explorar os segredos e os sabores da Galícia, uma região maravilhosa, ao noroeste do país, cheia de encantos, mistérios e muita história.
Com gastronomia di-vi-na, é o lugar dos frutos-do-mar, peixes e mariscos fresquíssimos, com enorme variedade de espécies, atendendo aos paladares mais exigentes. Terra das famosas uvas “Albariño”, oferece uma seleção de vinhos incríveis e restaurantes fenomenais, dos mais “raiz” — com tapas deliciosas — aos estrelados, como o Árbore da Veira, em La Coruña, e o Casa Marcelo, em Santiago de Compostela.


A propósito, a linda Santiago de Compostela, com sua imponente catedral, charmosas vielas e praças, é a capital da Galícia e o destino derradeiro de milhares de peregrinos que andam centenas de quilômetros para completar o Caminho de Santiago (são sete caminhos oficiais diferentes!).
Uma cidade que exala fé, comovendo até os mais céticos com encontros e relatos de pessoas que partem dos quatro cantos do planeta em busca desse “exercício de superação”, autoencontro ou qualquer que seja o nome usado para definir a jornada transformadora através dos caminhos que levam a Santiago.
A Galícia é realmente uma região diferente, muito peculiar, e dispõe de uma programação intensa para enófilos, amantes da gastronomia e das artes, esportistas e também para aqueles que querem somente — e simplesmente — relaxar! Quem deseja curtir a natureza abundante da região encontra praias com visual espetacular, florestas, campos de golfe, estâncias náuticas e até cachoeiras!
A nossa viagem teve duração de cinco dias e começou em Santiago de Compostela, onde passamos dois deles desfrutando de deliciosos passeios, visitas a museus interessantes e uma visita particular guiada à Catedral (com direito inclusive de subir no telhado!).
De lá, partimos para outras visitas deslumbrantes, ao Pazo de Oca e ao Pazo de Santa Cruz, propriedades rurais antigas, com trilhas maravilhosas e natureza de tirar o fôlego.
No segundo dia, visitamos a bela Mondoñedo, com sua linda catedral e cheia de histórias. Após um maravilhoso almoço (com todos os tipos de frutos do mar que puder imaginar) em um restaurante tradicional chamado A Mirandilla, fomos conhecer a paradisíaca Praia das Catedrais, com a água gelada do mar da Cantábria e formações rochosas instigantes, que lembram as formas de enormes catedrais. Após a praia, seguimos viagem para a charmosa Viveiro, onde dormimos por uma noite.
No terceiro dia, após um belo café da manhã, caminhamos pelo lindo centro de Viveiro e saímos em direção a La Coruña, uma das maiores cidades da região, famosa internacionalmente pelo seu time de futebol. A cidade é alegre, tem uma orla maravilhosa, lojas para todos os gostos e bolsos (lá nasceu a primeira Zara), além de excelentes restaurantes.
Visitamos a Torre de Hércules (que abriga o farol romano mais antigo do mundo em funcionamento, declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade). Um programa emocionante e cheio de curiosidades históricas.
Após a visita ao farol, almoçamos no Árbore da Veira, um charmoso Estrela Michelin, comandado pelo chef Luis Veira, com uma vista linda da cidade de La Coruña. De lá, fomos visitar a fábrica da mais famosa cerveja da Espanha, a emblemática Estrella Galicia. Um passeio diferente, no qual conhecemos as instalações e os processos cervejeiros, além de toda a história da marca. De quebra, participamos de uma degustação harmonizada de cervejas e tapas!
No quarto dia da expedição galega, visitamos a Villa de Baiona, na Ría de Vigo, quase na divisa com Portugal. Uma cidade balneária tranquila, com centro histórico super acolhedor e muito bem conservado. Conferimos, na marinha, a réplica da Caravela La Pinta, a embarcação de Cristóvão Colombo, que no seu regresso da América fez com que Baiona fosse a primeira cidade a ter conhecimento das novas descobertas! À noite, fomos em direção a Ría de Pontevedra, onde jantamos e dormimos em um charmoso hotel.
Em nosso penúltimo dia, visitamos a Ilha de Arousa, em Rías Baixas. Com um pequeno barco, fomos conhecer de perto as “Granjas Flotantes”, os criadouros de moluscos, principais responsáveis pelo fornecimento das iguarias de qualidade para todo o mundo, além de observar de perto os detalhes da pesca marisqueira. Um programa bastante interessante!
No meio do dia, seguimos para um passeio na pequena vila de Cambados, a capital do vinho “Albariño”, para contemplar seus antigos casarões, praças e ruas de pedra. Já no fim da tarde, continuamos viagem em direção a Pontevedra, onde pudemos conferir toda a beleza do seu centro histórico (muito bem conservado) e ainda desfrutar de uma maravilhosa degustação na moderna vinícola Martín Códax, um espetáculo a parte!
Para finalizar, rumamos a Sanxenxo, uma maravilhosa e alegre cidade praiana, com visual maravilhoso e inúmeros bares de tapas, onde também dormimos na nossa última noite galega.
No dia seguinte, retornamos a Santiago de Compostela para já começar a nossa volta ao Brasil. Mas antes, a “cereja do bolo” para finalizar dias tão intensos e maravilhosos: uma parada na Casa Marcelo, um restaurante estrela Michelin — um dos melhores da viagem — que oferece um menu degustação ousado, misturando gastronomia local e oriental, de excelente qualidade. Uma experiência realmente inesquecível!
Para programar suas próximas férias na Galícia e saber mais sobre esse destino incrível, acesse www.spain.info e www.turismo.gal. E para conferir mais fotos da nossa viagem, é só dar uma olhada na nossa revista impressa!