AMBIENTES DE TRABALHO TRANSFORMADORES
A influência dos espaços corporativos no bem-estar e na produtividade dos profissionais
por teca lobato | imagens divulgação
Imagine um ambiente onde cada detalhe foi cuidadosamente planejado para inspirar. Espaços amplos, iluminação e ventilação naturais, paisagismo e áreas de convivência bem projetadas são algumas das características que podem impactar os resultados de um empreendimento. Os projetos arquitetônicos elaborados levando em conta o bem-estar das pessoas e a funcionalidade da operação do negócio estão diretamente relacionados à satisfação dos colaboradores e à produtividade do time.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média de horas trabalhadas no Brasil no quarto trimestre de 2024 foi de 39,1 horas semanais. Esse dado destaca a relevância de se atentar às necessidades dos usuários, especialmente quando se trata de ambientes de trabalho, que são os principais espaços de interação, produção e permanência diária de grande parte da população.
Quando o local de trabalho não conta com um layout bem estruturado, os impactos podem ser profundos, minando a produtividade e o clima organizacional e, por consequência, as metas empresariais. Teorias como a Gestalt relacionam espaços bem organizados com a sensação de ordem e clareza mental, ocasionando em maior concentração e eficiência, assim como ambientes limpos e organizados podem promover controle e segurança, se traduzindo em melhor desempenho.
ESTÉTICA, CONFORTO E PSICOLOGIA AMBIENTAL
Alguns anos atrás, os projetos de edifícios corporativos se limitavam a salas comerciais, sem dar a devida atenção a aspectos essenciais, como estética, escolha de materiais, cores, iluminação, acústica, conforto térmico, ergonomia e conceito do espaço alinhado à cultura organizacional. Atualmente, os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de projetos arquitetônicos, design e construção civil passaram a olhar mais atentamente para esses fatores, incorporando e investigando de maneira mais aprofundada aspectos da psicologia ambiental. Essa área de estudo examina as relações psicossociais dos indivíduos, considerando o contexto em que estão inseridos, e analisa como fatores psicológicos e espaciais influenciam suas interações e comportamentos.
O conceito de personalização dos ambientes tem orientado o desenvolvimento dos projetos corporativos do Grupo Concreto, como explica seu CEO, Miguel Safar Filho: “As empresas estão percebendo a importância do ambiente na determinação do comportamento dos funcionários, assim como os próprios colaboradores têm notado o impacto do convívio com colegas no desenvolvimento de suas carreiras. Pensamos muito na empresa contratante, entendendo seu objetivo estratégico, e com essa visão temos alcançado uma assertividade crescente em atender às demandas cada vez mais específicas de nossos clientes.”
LANÇAMENTOS E EMPREENDIMENTOS
Um exemplo notável de como esses fatores são agora considerados relevantes pode ser observado em alguns empreendimentos da construtora Concreto. É o caso do Beyond, projeto desenvolvido pela D’avila Arquitetura. O edifício é caracterizado pela entrada abundante de luz natural e ventilação, além de contar com andares assimetricamente sobrepostos, com jardins nos terraços de alguns pavimentos.
A presença do verde e a integração de elementos naturais também foram fundamentais em outros lançamentos do Grupo. Seguindo os mesmos princípios de qualidade, o Terraço Jardim propõe um espaço amplo e leve, com uma área paisagística generosa, que permite uma completa integração de trabalho e lazer.
Muitos empresários já estão atentos aos benefícios alcançados com a criação estratégica dos ambientes de trabalho. O Statement, na Savassi, que sintetiza essas demandas, foi escolhido para sediar a nova unidade da multinacional americana de tecnologia, a Cadence Design Systems, que ocupa um dos andares do edifício. Desenvolvido pela equipe da Concreto, o projeto foi 100% personalizado de acordo com o conceito da empresa.
A Cadence foi a primeira a ocupar o edifício, e para Olga Vinhas, Gerente Nacional de Recursos Humanos, a mudança para o Statement foi uma decisão fácil. “O edifício da Concreto atendia a todas as exigências de qualidade de construção, selos e localização de que precisávamos. Além de ter uma arquitetura bonita, possui tecnologia de ponta, lajes grandes, sem muitos pilares, e uma área externa que se alinha perfeitamente com os nossos valores”, afirma.
Sempre atentos às tendências do mercado e às transformações de cada década, o edifício Le Monde, situado no coração de Lourdes, oferece um espaço corporativo de alto padrão com infraestrutura de ponta. Com 25 pavimentos e lajes amplas de até 502 metros quadrados, ele apresenta uma arquitetura circular, inovadora e atemporal, com vista de todas as salas do empreendimento.
Com flexibilidade de layout necessária para se adaptar ao processo de trabalho de cada cliente, o Le Monde dá continuidade ao conceito de personalização dos ambientes. Focados nos impactos social e urbanístico, projetos como esses têm transformado a cidade de maneira moderna, inovadora e atemporal.